sexta-feira, 28 de novembro de 2008
uso pedagógico dos bolgs na escola
A finalidade original de um blog era a publicação de pequenos textos que, em seqüência cronológica, formariam um diário virtual com espaços para comentários dos leitores.
Hoje, há inúmeros outros usos para os blogs, inclusive o pedagógico.
Como? Ele é usado para: registrar o desenvolvimento de trabalhos em equipe, para reunir anotações de aula, para discussão, elaboração e divulgação de projetos.
Por quê? Facilidade de criação, publicação e utilização; possibilidade de organização de conteúdos; possibilidade de introdução de comentários dos leitores, gratuidade
Blog, abreviatura do termo em inglês weblogs, tem como características a facilidade em que pode ser criado, editado e publicado. Em geral, expressa relatos pessoais, idéias e sentimentos do autor, sobre os mais diversos assuntos e áreas. O uso para fins pedagógicos, no entanto, começou a ganhar destaque na blogosfera anglo-saxônica, como aponta a pesquisadora Tiscar Lara, em artigo para a revista eletrônica espanhola Telos. Ela cita o portal americano Education Bloggers Network como uma das experiências pioneiras.
Hoje, o crescimento no uso dessa ferramenta é significativo em vários Países. No Brasil, a situação não é diferente, mas talvez num ritmo menos acelerado. “O uso pedagógico do blog evoluiu de algumas iniciativas isoladas para um crescimento constante e significativo no País, nestes dois últimos anos. Ainda assim, é pequeno o número de escolas e professores que utiliza blogs”, constata Suzana Gutierrez, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que mantém o Gutierrez/Su, registrando projetos e experiências. Seu blog foi um dos indicados do Blopes 2005 como “melhor serviço ou programa ao serviço da Educação”.
Contribuições para o ensino e aprendizagem
A possibilidade da criação coletiva e a aproximação de alunos e professores são apontadas como as principais contribuições que os blogs podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem. “São aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração”, explica Suzana Gutierrez, da UFRGS. “Blogs possuem historicidade, preservam a construção e não apenas o produto (arquivos); são publicações dinâmicas que favorecem a formação de redes”, completa.
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
atividade 6
Sistema Operacional – Software Livre X Software Proprietário
Os sistemas operacionais são fundamentais, pois graças a eles é possível um alto nível de acessibilidade da população geral ao computador. Os sistemas operacionais ou softwares livres são de grande importância porque é uma espécie de ponte que ligam os computadores ao seres humanos; utilizá-los nos permite uma imensa praticidade no manejo de um computador, sem eles basicamente todo o usuário teria de ter conhecimentos absurdos e inviáveis sobre essas máquinas.
Softwares proprietários são aqueles cuja cópia ou modificação não é permitida pelo criador, pois violaria seus direitos autorais sobre o produto, basicamente são programas operacionais cujas versões não autorizadas pelo fabricante são expressamente proibidas, ainda mais para produção comercial.
O termo softwares proprietários foi criado exclusivamente para contrastar com seu nome ‘’softwares livres’’ pois esses programas operacionais não estão abertos para a modificação do público. Mesmo assim ainda existem sites na internet que disponibilizam versões diferentes, feitas por especialistas em computador, mas essas versões são consideradas (em alguns casos) ilegais.
O sistema operacional dos computadores permite uma série de benefícios e facilidades, os computadores só são possíveis em tantos lares graças a eles, pois possuem programas que nos permitem diversas liberdades pelo mundo digital, pois fazem desde simples cálculos a complicadas tarefas como a edição digital de vídeos.
terça-feira, 25 de novembro de 2008
O SONHO AOS ARES
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Apresentação
Sou a professora Roselei trabalho nas séries iniciais e na educação infantil na rede municipal de ensino na escola Centro Educacional Mundo infantil CAIC.
Sou formada em séries iniciais, educação infantil e educação de jovens e adultos, pós graduada em séries iniciais, educação infantil e gestão escolar.