USO PEDAGÓGICO DO BLOG
A finalidade original de um blog era a publicação de pequenos textos que, em seqüência cronológica, formariam um diário virtual com espaços para comentários dos leitores.
Hoje, há inúmeros outros usos para os blogs, inclusive o pedagógico.
Como? Ele é usado para: registrar o desenvolvimento de trabalhos em equipe, para reunir anotações de aula, para discussão, elaboração e divulgação de projetos.
Por quê? Facilidade de criação, publicação e utilização; possibilidade de organização de conteúdos; possibilidade de introdução de comentários dos leitores, gratuidade
Blog, abreviatura do termo em inglês weblogs, tem como características a facilidade em que pode ser criado, editado e publicado. Em geral, expressa relatos pessoais, idéias e sentimentos do autor, sobre os mais diversos assuntos e áreas. O uso para fins pedagógicos, no entanto, começou a ganhar destaque na blogosfera anglo-saxônica, como aponta a pesquisadora Tiscar Lara, em artigo para a revista eletrônica espanhola Telos. Ela cita o portal americano Education Bloggers Network como uma das experiências pioneiras.
Hoje, o crescimento no uso dessa ferramenta é significativo em vários Países. No Brasil, a situação não é diferente, mas talvez num ritmo menos acelerado. “O uso pedagógico do blog evoluiu de algumas iniciativas isoladas para um crescimento constante e significativo no País, nestes dois últimos anos. Ainda assim, é pequeno o número de escolas e professores que utiliza blogs”, constata Suzana Gutierrez, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que mantém o Gutierrez/Su, registrando projetos e experiências. Seu blog foi um dos indicados do Blopes 2005 como “melhor serviço ou programa ao serviço da Educação”.
Contribuições para o ensino e aprendizagem
A possibilidade da criação coletiva e a aproximação de alunos e professores são apontadas como as principais contribuições que os blogs podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem. “São aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração”, explica Suzana Gutierrez, da UFRGS. “Blogs possuem historicidade, preservam a construção e não apenas o produto (arquivos); são publicações dinâmicas que favorecem a formação de redes”, completa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Roselei! Com certeza os blogs serão ferramentas de muita importância na educação, é só continuar blogando!
Lembre-se de sempre informar a fonte de tuas pesquisas.
Um abraço.
Postar um comentário